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quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Instalação do Retificador da Strada Cbx 200 na Kansas 150 - Saiba como fazer você mesmo

 Fala pessoal, tudo bem?

Espero que estejam todos bem...

Bom, estou um pouco sumido pois, fiquei sem celular. Mas doido pra voltar vídeos,  projeto que estão em andamento...Um deles é a reforça da kansada que vai ficar toda eletrônica.

Isso mesmo!!!

 Vou elaborar um projeto de exclusão do sistema de ignição, ela vai ficar com ignição por rádio frequência e por ai vai...

Deixa de papo que esse assunto é outra história, trago neste post o seguinte: Como instalar o retificador da strada 200 na kansas 150. 

Com o tempo o retificador da kansas acaba por dar defeito justamente num capacitor existente junto a fiação do retificado, o que faz com que ele controle a carga. Geralmente devido a ferrugem nesse capacitor acaba quebrando uma de suas pernas e fazendo o desligamento do sistema do retificador o que começa a causar problema na parte elétrica da moto..

Uma solução é você comprar o capacitor do mesmo valor e trocar caso, o retificador não tenha sido danificado devido esse rompimento da conexão com o mesmo.

Por outro lado, você pode colocar o retificador da STRADA 200, que  praticamente tem a mesma cor na sua fiação sem nenhum problema de plugar com o chicote da kansas 150.

PORÉM, o retificador da strada 200 tem um fio a mais que o retificador da kansas 150 que no caso esse fio a mais é da cor preta, e você deve conectar este fio que vem sobrando ao chicote  conforme mostrado no tutorial abaixo.

Senão coneta-lo vai queimar tudooooo.

E aproveitando o assunto não deixa de conferi este vídeo de como conectar plugs sem ter que cortar fios. Caso queimar manter o plug original da moto. O princípio é o mesmo para qualquer plug desde que sejam o mesmo modelo.




Instalação Retificador da Strada Cbx 200 na Kansas 150 


1) Retire  o conector do retificador da Kansas. 

Os conectores são bem diferentes por isso, mantenha o conector antigo original da Kansas 150 para ligar o retificador da Strada 200. Use um ferro de solda e espaguete retrátil de 2.5 mm para dar um melhor acabamento nas emenda se possível e evitar dos fio encostar uns aos outros. Abra a capa isolante e corte os fios a mais próximo do capacitor (caso o seu retificador original tenha esse capacitor) as mais novas não tem. 




2) Corte os fios do retificador da Strada 200  junto ao conector. O cabo do retificador da Strada 200 é maior que o da Kansas, você pode aproveitar o colocar o retificador um pouco mais a frente do motor próximo as buzinas desta forma ele fica melhor ventilador do que no local original (atrás do motor) ou deixa curto, no tamanho original mantendo-o no mesmo local. 

Fica apenas dica!



3) Faça a devida conexão dos fios do  plug do retificador da Kansas nos fios do retificador da Strada 200. ligando cor com cor. Ligue os 4 fios usando solda (estanho) e isolando com “espaguete” termo retrátil de preferência. Depois de soldar e isolar todos os 4 fios coloridos, revestir tudo com uma boa fita Isolante  para evitar infiltração de água ou umidade. Até este momento o fio preto deve ficar desligado. 


4) Ligando o fio preto. 

Passo  importante para o Retificador funcionar corretamente ou caso contrário seu chicote irá torrar. No conetor que vai para a chave (ignição) tem 4 fios (Vermelho, Preto e mais dois que não lembro a cor). O fio preto do Retificador da Strada 200, deve ser ligado no fio preto que vai pro conector da chave de ignição, no chicote principal, plug que fica embaixo do tanque. 

Corte a capa isolante do chicote com cuidado, se preferir com ferro de solda derreta a capa do fio preto deixando e liga o fio preto do retificador usando solda e após isole bem com “espaguete” ou com  fita isolante para evitar umidade e água neste local.  Coloque o Retificador da Strada 200 no suporte no local original ou mais a frente conforme dica dada lá no inícío para melhor refrigeração do mesmo. Se acontecer do fio preto ficar curto  até o fio “pós chave” do chicote coloque um pedaço maior de fio de no mínimo 1mm. Ou ainda para não ter que levar o fio preto do retificador até a ignição, abra a capa isolante do chicote principal mais próximo ao conector do Retificador (círculo verde) e achar o fio pós chave (preto) ali. 


" Para ter certeza é bom usar um multímetro ou uma lâmpada de teste. O teste é simples. Ligar a chave de ignição no chicote. No local marcado em verde, achar o fio preto e raspar um pedaço da capa, sem partir o fio. Com a chave desligada, medir a tensão entre o fio e quadro da moto ou negativo da bateria, o valor tem que ser zero. Com a chave ligada (não precisa ligar o motor), o valor deve ser próximo a 12v. Se isso acontecer, esse é o fio certo. Pode ligar o fio preto do retificado nele. 

Atenção: Se deixar o fio preto do Retificador da Strada solto, ou se ligar ele no terra (fio verde), a tensão de saída fica muito alta quando o motor entra em aceleração (+ ou – 13v em marcha lenta e perto de 16v quando em aceleração). Isso fará as lâmpadas, cdi, relés, bateria literalmente fritarem, estragando todo sistema elétrico da moto. Ligando ele no “pós chave” a tensão de saída fica em torno de 13v em marcha lenta e 14,5v no máximo em aceleração, o que é uma tensão segura de funcionamento."



Abraço a todos!


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